sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A importância da Matemática


Sabemos que, no passado, o homem contruiu os primeiros conhecimentos matemáticos a partir da necessidade de encontrar soluções para problemas do dia-dia, criando verdades sujeitas a transformações. Assim, é fundamental o professor trabalhar a Matemática de forma dinâmica, procurando levar seus alunos a também fazê-lo.

A Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinha da confiança na própia capacidade para enfretar desafios.

O conhecimento matemático tem um papel relevante no desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, tomar decisões, criticar e avaliar soluções, raciocinar segundo uma determinada lógica, criar e aperfeiçoar conhecimentos. Para desenvolver essas capacidades, é primordial o professor valorizar o conhecimento prévio de seus alunos e proporcionar situações que favoreçam a ampliação desse conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário