sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Proposta metodológica

Educação não pode ter como objetivo a simples transmissão de informações para o aluno. Deve garantir-lhe autonomia de pensamento, capacidade de tomar iniciativa e de desenvolver o pensamento crítico, para viver em uma sociedade em constante e acelerado processo de crescimento e transformação.
É fundamental acreditar que o indivíduo é capaz de construir seu própio conhecimento, embora necessite, nos primeiros anos de vida, de orientação de professores de sua família na organização do processo de aprendizagem.
Neste BLOG que apresento, por considerar o aluno agente da construção de sua aprendizagem, utilizo atividades e desafios, estimulando-o a agir reflexivamente, trocando idéias e opiniões com o professor e os colegas sobre as possíveis soluções. Os temas são abordados, sempre que possível, por meio de situações reais e significativas para o aluno, procurando-se valorizar seu conhecimento anterior, mostrar-lhe que os assuntos apresentados são importantes para a sua vida, mesmo fora da escola, e desenvolver sua capacidade de gerenciar informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário